11 maio 2015

A Mão de Celina - Jeremias Soares

A Mão de Celina  Titulo: A Mão de Celina
Autor: Jeremias Soares
Editora: Os Dez Melhores
Gênero: Romance Sobrenatural  
Ano: 2014
Páginas: 246
Formato: E-book  
Sinopse: "Quando perdemos uma pessoa para a morte, a perdemos para sempre."
Era no que acreditava Edu depois de enterrar Celina, sua jovem esposa, vitimada por um câncer galopante. No entanto, bastou conhecer sua nova namorada, Jana, para descobrir que os mortos também podem voltar. Alguns para contar o que existe do outro lado; outros para mostrar que os caminhos da vida e da morte não somente se cruzam, como são exatamente os mesmos. Se da morte só conhecíamos o nosso próprio medo, agora chegou a hora de dar a mão para Celina, e deixar que ela nos conduza por este labirinto sombrio e íngreme que desconhecemos, que tememos, mas pelo qual somos fascinados. O mundo dos vivos e dos mortos é o mesmo mundo. E Edu irá entender que, quando perdemos uma pessoa para a morte, não a perdemos para sempre. Há quem volte para contar. E há quem volte para fazer ainda mais.



A capa do livro foi a primeira coisa que me chamou a atenção, depois veio a sinopse e então algumas resenhas pra lá de positivas pela blogosfera literária (sim, eu leio outros blogs literários). E como eu sou uma eterna fã do gênero não poderia deixar de conhecer A Mão de Celina. Então aqui vai a minha opinião sobre o livro...

A primeira coisa que eu gostaria de citar é: O sobrenatural não é tão presente assim logo de início. Para aqueles que ainda não pegaram gosto pela coisa, podem ficar calminhos aí, porque a narrativa não vai começar com altas doses de sobrenatural. Na verdade tudo tem início com a narrativa de Edu sobre o tempo que passou ao lado de Celina antes de ela ser vitimada pelo câncer. Ele conta como tudo aconteceu e esclarece ao leitor as suas mais profundas angústias, para então culminar em uma tentativa de suicídio. E é aí que ele conhece Jana. 

Eu achei que o autor foi muito feliz em criar a personalidade dela. A começar pela maneira como ela se veste , seu jeito de falar e até mesmo sua forma de enxergar o mundo e as pessoas a sua volta... 
Ela não é aquele tipo de mocinha que precisa ser salva, bem na verdade já foi, mas a maneira como ela superou todas as adversidades da vida fez dela a minha personagem favorita no livro! Ela é carismática e cheia de vida, sabe o que quer e luta por isso. 

Só que às vezes na vida acontecem coisas que fogem do nosso controle, e foi o que aconteceu com Jana quando Celina resolveu se tornar parte de sua vida . Celina foi, no meu ponto de vista, a personagem mais complicada de se compreender! E eu já explico o por quê. 

A princípio ela parece tipo aqueles encostos de que muita gente fala. Fica ali, só observando, movendo pequenos objetos pra assustar o casal apaixonado. Liga um som aqui, parte um aquário ali, e assim vai... Até que em um determinado dia ela resolve se comunicar através da escrita em um espelho, e nesse momento, ela é aterrorizante! Sério, eu tive medo dela nesse ponto da trama. Só que no final do livro acontece uma reviravolta e você não consegue definir se ama ou odeia a personagem. Eu ainda estou em dúvida. 

Edu é um outro enigma pra minha cabecinha solucionar. Logo de cara eu me apaixonei por ele! Sua forma de pensar, seu jeitinho charmoso de ser... e é claro que o fato de ele ser o narrador da história faz com que a gente se apegue mais ainda, não é verdade? 
Pois bem, esse nosso romance durou todo o livro, mas tiveram momentos em que eu tive raiva dele. Isso aconteceu quando ele quis justificar algumas atitudes de Celina e ir contra Jana ( tipo: OI?!?). Tudo bem que ela foi alguém muito especial na vida dele e a forma como ela morreu foi terrível, mas Jana estava ali do lado dele e Celina estava morta! Não tem como engolir isso, mas para o bem do nosso relacionamento (eu e Edu *-*) a ficha caiu e ele percebeu que estava agindo feito um babaca e conseguiu se redimir, comigo e com a Jana.

Mas acho que chega de falar dos personagens né! Acho que cansei vocês com essa resenha enooorme . Juro que tentei me controlar, mas não deu. 

Quanto a diagramação eu não tenho muito a dizer pois meu livro era em e-book, mas lá o trabalho estava muito bem feito. Pra narrativa do autor e diálogos eu dou nota 10! A capa condiz exatamente com o conteúdo e na minha opinião isso é imprescindível, também contou pontos pra minha avaliação final. A construção dos personagens e da trama no geral me agradou muito. O autor soube dosar bem todas as emoções e atitudes dos personagens, deixando assim, a trama leve e descontraída até mesmo nos momentos mais dramáticos. O suspense e o terror se fazem presentes em curtas doses, mas são o suficiente pra dar aquela chacoalhada na leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado pela sua visita. Vou adorar conhecer sua opinião sobre esse assunto, por isso deixe um comentário! Eu estarei lendo e respondendo assim que possível :)