13 maio 2015

Gêneros Literários 01 - Romances de Época

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Que tal conhecer mais a fundo alguns gêneros literários? Bem bacana não é mesmo?! *-* Assim ninguém mais vai ter desculpas pra não ler! Basta encontrar o que mais se encaixe ao seu estilo e bora lá kkk

Vamos começar com o meu favorito: Romances de Época!

São aqueles romances que se passam de 1900 pra trás, e contam com grandes bailes à luz de velas e vestidos pomposos. Geralmente são bem açucarados e quentes devido a toda proibição da época em torno do contato físico entre pessoas de gênero diferente. Mocinhas que tem de seguir o protocolo ditado pela sociedade, mas que normalmente saem da linha em algum momento da trama para abrir brecha à um sedutor galã.
E o que dizer deles... As autoras de romances de época tendem a criar um estereótipo gerado da mistura do cavalheirismo e do excesso de beleza escultural masculina. Mas convenhamos, tá aí uma mistura perfeita não é mesmo ?!

Se você curte histórias clichês e cheias de amor pra dar esse é o seu gênero! Apesar de algumas autoras estarem sempre tentando inovar na personalidade dos personagens e nos contextos apresentados, na maioria das vezes há muitas semelhanças entre um livro e outro. A gente percebe muito disso em séries mais longas do gênero, que ao abordar diferentes integrantes de uma mesma família, acabam por ter muitas coincidências e situações parecidas.

Acho que os pontos mais positivos desse gênero são: o romantismo e a delicadeza. Pra quem é uma eterna romântica como eu, é um prato cheio! A maneira como a sexualidade é tratada também é um ponto forte. Apesar de a maioria deles não serem livros considerados eróticos, o teor sexual tende a ser alto. E toda a tensão e o romantismo envolvidos tornam essas tramas fluídas e gostosas de se ler.
Mas diferente dos livros eróticos, as cenas são mais sensuais e envolventes. Não tem o imediatismo e palavras de baixo escalão. Pelo contrário, é aí que o cavalheirismo entra em cena. E apesar de alguns exageros por parte das autoras em determinadas cenas, é sempre muito bacana poder ler algo do gênero.

Eu como uma grande fã sou meio suspeita pra falar, mas acho que os romances de época deveriam fazer mais parte da vida das pessoas em um contexto geral. Acho que seriam de grande incentivo a uma volta no tempo em que as mulheres apesar de subestimadas eram tratadas com decência. É óbvio que eu não sou hipócrita em dizer que não gosto da minha situação atual, onde eu posso decidir o que fazer da minha vida. Mas a verdade é que junto com toda essa revolução feminina, muito daquela fragilidade se perdeu e junto com ela o cavalheirismo por parte dos homens, o que a meu ver é algo essencial em um relacionamento. Por isso sou a favor de mais romances de época nas estantes masculinas \o/ kkkk

Pra terminar o post eu fiz uma seleção de romances de época que eu li e recomendo, e também com algumas indicações de outros leitores :

Minha Indicação


Essas são duas séries simplesmente incríveis !!! Que te fazem não querer largar cada um desses livros. Elas giram em torno de famílias politicamente incorretas e cheias de união entre os integrantes das mesmas. Toda essa dedicação e preocupação entre irmãos as tornam ainda mais cativantes e peculiares. Os romances são leves e doces ao mesmo tempo que quentes e excitantes. Na verdade é bem difícil definir a perfeição das escritas de Julia Quinn e Lisa Kleypas, só lendo mesmo pra entender kkk . Mas enfim... são leituras muito agradáveis e que eu super recomendo! 

Indicação de Outros Leitores:

 Anna Karenina 

 Porque apesar de ser um livro de época (e super antigo), traz um tema de relacionamentos, inseguranças, medos e pressões que são atemporais. Narra a indecisão da personagem, a pressão da sociedade russa e a balança entre o que ela sente pelo amante e o que a vida com o marido pode dar a ela. Não que ela seja interesseira, mas sucumbe à pressão externa da sociedade. Eu adoro essa história! O livro infinitamente mais que o filme. - Mia D'Santi / Blog Noiva de Poá





 
O Primo Basílio! 

  Livro do realismo português, que apesar de tratar de temas como casamento, traição, e ter uma trama instigante, é um ótimo retrato da burguesia portuguesa do século XIX. - Giovanna Fogaça /  Blog Dificionário



                                                         
 
A Vingança do Judeu

 É um livro mediúnico, de uma autora de origem polonesa. É um romance maravilhoso sobre a intolerância dos católicos em relação aos judeus. Um livro sem muita enrolação. É intenso e prende a  gente de um jeito que não se consegue parar de ler. É muito bom !!! - Lidia Pirani

 







Dom casmurro 
Aline Dias
 É um livro encantador, além de tudo o que acontece, o mistério de Capitu ter traído ou não Bentinho é sensacional... Cada vez que eu o leio tiro conclusões diferentes.O enredo é ótimo e a linguagem super atual... - Aline Dias / Blog Minha Negra Cor



E é isso pessoal, o que vocês acharam do post ? Eu particularmente amei poder contar com a contribuição dessas divas que ajudaram a tornar o post ainda mais abrangente com suas opiniões e críticas. Espero que vocês tenham gostado. Em breve vocês verão por aqui outros gêneros sendo abordados e discutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado pela sua visita. Vou adorar conhecer sua opinião sobre esse assunto, por isso deixe um comentário! Eu estarei lendo e respondendo assim que possível :)