08 junho 2015

Extraordinário - R. J. Palacio

ExtraordinárioTitulo: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção Americana 
Ano: 2013
Páginas: 320
Formato: Físico                                                                      

Sinopse: Extraordinário nos conta a história de August, um garoto de 10 anos aprendendo a lidar com seu primeiro ano escolar. Mas ele não é qualquer garoto e por isso sua vida é um tanto mais complicada que a de outros meninos de sua idade. August nasceu com uma rara anomalia que deformou completamente seu rosto o tornando uma aberração ambulante para todos de fora, mas não para sua família, que o ama e protege em tudo que pode. (sinopse elaborada por mim)

Confesso a vocês que apesar de o livro ter sido tão bem falado e a minha curiosidade estar enormemente aguçada antes da compra, eu demorei muito pra concluir a leitura. Talvez porque não seja meu gênero favorito, talvez porque a história não tenha me prendido da maneira como eu esperava... Não sei dizer bem. Mas apesar da demora, devo dizer que esse livro me encantou de maneiras que eu não esperava.


Mas enfim... a autora soube explorar bem o tema "bullyng". Em alguns momentos, através da narrativa em primeira pessoa, a gente consegue sentir o drama que August vive. Como ele se sente quando alguém repara demais nele, ou apenas o ignora, seja por medo ou por repulsa. Nesses momentos da trama eu até me emocionei com a dor e a grandeza de August.

O livro é dividido em partes e em cada uma delas há um narrador diferente, ou seja, o ponto de vista daqueles que rodeiam August. Eu senti falta da perspectiva dos pais dele, mais gostei muito da narrativa de Via, sua irmã mais velha. Essa parte mostra ao mesmo tempo o quanto ela ama o irmão mas também o quanto ele a prejudica de diversas formas.
" Quando o papai e a mamãe perguntavam como tudo estava indo, eu sempre dizia 'bem'- mesmo quando não estava tão bem assim. Meu pior dia, o pior tombo, a pior dor de cabeça, o pior machucado, a pior câimbra, o pior xingamento não são nada comparados ao que August já passou. A propósito, não estou tentando ser nobre: simplesmente sei que é assim."  - Via , página 90. 

É um livro de escrita clara e objetiva. Um livro que você consegue apreciar em uma tarde de domingo e que ao mesmo tempo te ajuda a compreender melhor as pessoas ao seu redor. É cheio de lindos ensinamentos que a gente deveria levar pra vida toda. Os diálogos da trama são muito bem construídos e os personagens cativantes. A diagramação do livro é muito bonita e os detalhes das mudanças de parte são um charme a mais! Recomendo demais essa leitura !!
"Faça todo o bem que puder... De todas as maneiras que puder... De todas as formas que puder... Em todos os lugares que puder... Em todos os momentos que puder... A todas as pessoas que puder... Sempre que puder."    - Regra de John Wesley

E vocês que já leram, o que acharam? 

Um comentário:

  1. Oi Ana, tudo jóia?
    Já li sim e achei MARAVILHOSO!!! Sou doida para ler a continuação que lançou, parece ser muito bom também, o livro é muito lindo.
    Adorei o post.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigado pela sua visita. Vou adorar conhecer sua opinião sobre esse assunto, por isso deixe um comentário! Eu estarei lendo e respondendo assim que possível :)